segunda-feira, 30 de maio de 2011

Produtos x Marketing de Causas

Ao contrário da filantropia, a qual as empresas direcionam seu dinheiro a uma causa específica, no Marketing de Causas as empresas direcionam sua "energia" a uma causa, associando a mesma a seus produtos. O por que?


Segundo uma pesquisa global:
  • 85% dos consumidores preferem marcas socialmente responsáveis;
  • 70% estariam dispostos a pagar mais pelas marcas;
  • 55% recomendariam a seus amigos e familiares.
Com isto, algumas empresas começaram a realizar ações neste sentido, como:



Quacker laçou uma Campanha Contra a Fome, para promover os efeitos benéficos da aveia.

Ações: Recolhimento de doações;
           Fundos para iniciativas sociais;
           Doações de aveia.






A Häagen-Dazs com seu Programa "Ajude as Abelhas", para preservar as colônias produtoras de mel.

Ações: Através de mídias sociais os consumidores são incentivados a plantar flores e a ingerir alimentos naturais para ajudar as abelhas.





Estes foram apenas exemplos ilustrativos, mas fiquem atentos, que esta Causa está apenas começando.
Segundo pesquisas, 95% dos executivos de negócios de todo o mundo reconhecem que os negócios precisam contribuir para a sociedade.
Por que não aderir?

Fonte: Marketing 3.0 | Philip Kotler.

Os Restaurantes "curtiram" o Facebook

O site http://www.comernaweb.com.br/ inovou no quesito delivery, se tornando o 1º site a vender comidas pela maior rede social do mundo: o Facebook. O portal, que reúne diversos restaurantes, criou um aplicativo voltado para pedidos em tempo real. Basta instalar o usuário app ( http://apps.facebook.com/comernawebna página do seu perfil escolhendo a opção "Curtir". 


Após adicionar o aplicativo, o usuário passa a ter acesso a todos os restaurantes e a visualização dos estabelecimentos toma proporções antes inatingíveis. Na praça de alimentação virtual, os amigos podem compartilhar os cardápios, interagir e declarar suas opiniões sobre os estabelecimentos, personalizar os pratos e receber todos os pedidos com a garantia do conforto e segurança.
Com isto, os donos de restaurantes podem aproveitar desta tecnologia para expandir as suas áreas de atuações e estarem mais próximos de seus clientes.


Fonte: http://gestaoderestaurantes.wordpress.com

Nutrição e Marketing: uma boa combinação?

Marketing e Nutrição, Nutrição e Marketing, enfim, esta é uma combinação que adoro.  


O meu interesse pelo Marketing iniciou-se cedo, antes dos tempos de faculdade e após concluí-la, logo me matriculei no MBA. 


Por que? Para entender conceitos, comportamentos, razões e escolhas de consumidores, identificar necessidades e oportunidades, e SUPRÍ-LAS. Você deve estar se perguntando: Como?


Nutrição é beleza, saúde, comida, bem-estar, atendimento, lazer.... Porque não aliá-la ao marketing, trazendo boas oportunidades para você e para o seu negócio?


Um bom atendimento em um bom restaurante, com garçons impecáveis, música agradável, comida visualmente e saborosamente deliciosa, na temperatura ideal, chegando a você ou aos seus clientes no momento esperado! Tais características podem e DEVEM ser planejadas utilizando-se ferramentas de Marketing.


Um exemplo real? 


O sucesso do Dometila Café, em Porto Alegre. É um misto de café com bistrô que  tem como objetivo atingir os cinco sentidos de seus clientes. Ao chegar, você é recepcionado com uma chuva de pétalas de rosa. Depois desta recepção calorosa, você ainda passa a ser tratado pelo nome. 
É uma ótima sugestão para reunir os amigos e curtir uma boa música. O aroma 
de baunilha que permanece no local e as tortas diferenciadas são as atrações.


E agora, vocês concordam que Nutrição e Marketing é uma boa combinação?


Saiba mais sobre o Dometila Café http://vejabrasil.abril.com.br/porto-alegre/busca/?area=estabelecimentos&especialidade=PARA+IR+A+DOIS