terça-feira, 21 de junho de 2011

um DOM brasileiro



Você Sabia? O 7º melhor restaurante do mundo é brasileiro!

Fiel à filosofia de ser brasileiro e explorar ingredientes típicos das regiões brasileiras, o D.O.M (SP) conquistou seu lugar entre os 10 melhores restaurantes do mundo, segundo o prêmio S.Pellegrino World's 50 Best Restaurants promovido pela revista britânica Restaurant (http://www.theworlds50best.com/awards/1-50-winners).

 

O D.O.M estreou na lista em 2006, na última colocação. No ano seguinte subiu para 40ª, em 2008 para a 38ª, em 2009 para a 24ª, em 2010 ele ficou na 18ª posição e em 2011, em 7º lugar!


Segundo o crítico Josimar Melo, da Folha de S. Paulo, uma característica marcante entre os melhores restaurantes é a exploração dos ingredientes e da cultura local de seus países. Falando ainda sobre gastronomia, Josimar afirma que a gastronomia brasileira está em alta dentro do Brasil porque os chefs e o público brasileiro deixaram de acreditar que comida boa é só francesa e italiana. Os ingredientes brasileiros estão sendo valorizados aqui e lá fora.


O dono do restaurante D.O.M, o chef Alex Atala, é conhecido por explorar todas as possibilidades gastronômicas dos ingredientes brasileiros. Sobre seu famoso restaurante, Alex diz que as pessoas não vão ao D.O.M. somente para jantar, mas para ter experiências.

Como se pode ver, as tendências para a gastronomia giram em torno da valorização da cultura, com a utilização de ingredientes regionais e consequentemente, com o desenvolvimento econômico de uma região e de sua comunidade. 

Essas são "tendências reais", as quais podem ser usadas com simplicidade ou de maneira sofisticada, sendo reais os benefícios e o lucro (se bem explorado).

Perguntado sobre a utilização e o peso do marketing no mundo dos restaurantes, Alex diz que existem várias formas de pensar em marketing no setor. “Vou falar no meu caso, que eu vejo acusações recorrentes, que o Alex Atala é marqueteiro. Se ser marqueteiro é ter a capacidade de racionalizar o meu processo e transmitir meu conhecimento, eu quero ser marqueteiro sim”.

E por que não ser?

........................................................................................................
Assista ao programa Roda Viva com Alex Atala 

quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Urso Polar está fazendo sucesso

Você conhece os gelatos Diletto? Se não está reconhecendo o nome, talvez se lembre de ter visto embalagens coloridas e sofisticadas de picolés com um Urso Polar como símbolo da marca.
Com a ideia de misturar a neve das montanhas do norte da Itália com sucos de fruta ou chocolate para criar sorvetes saborosos, Vittorio, um italiano que imigrou para o Brasil na metade do século passado, deixou seu legado a seu neto Leandro Scabin, quem criou a Diletto em 2009.
A Diletto conquistou uma clientela formada por restaurantes sofisticados, como o Fasano, que com­pra seus sorvetes para servir de sobremesa, bem como lojas de varejo (supermercados) frequentados por consumidores de renda mais alta.

O picolé brasileiro com sotaque italiano está fazendo sucesso. Com sabores refinados, como pistache italiano, limão-siciliano e coco da malásia, a Diletto está conseguindo ocupar um espaço onde boa parte dos concorrentes não chega.


Suas estratégias estão sendo comparadas à americana Häagen-Daz. Segundo seu criador, Mattus, ele escolheu um nome que tivesse um som escandinavo para soar diferente aos ouvidos do consumidor americano. Assim fez a Diletto, a qual deu charme aos sorvetes e picolés ao imprimir rótulos com expressões em italiano, como forma de reforçar a tradição européia de suas receitas.
Com isso, seus picolés chegam a custar até R$5!!!!!

Este sim é um Oceano Azul, o qual atende às três qualidades que definem a boa estratégia - FOCO, SINGULARIDADE e MENSAGEM CONSISTENTE AO MERCADO, tornando assim a concorrência irrelevante, como as grandes Nestlé e Kibon. 


E então, o Urso Polar está ou não fazendo sucesso? Dá até agua na boca!

Saiba mais: A estratégia do oceano azul | W.CHAN KIM - RENÉE MAUBORGNE