sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dicas de Etiqueta e "Mise en Place"



Fim de semana chegando e nada melhor do que um jantarzinho para "comemorar", seja ele em casa ou em um restaurante bacana. Então, hoje vou postar algumas dicas sobre mise en place e etiqueta à mesa.


Mise en place é um termo francês que significa, literalmente, 'posta no lugar'. Esta expressão serve tanto no caso de separar os ingredientes para uma receita, como para a montagem da mesa, ou seja, a colocação dos pratos, talheres, taças, etc.


Vejam os mise en place abaixo:


Mesa simples




Sous plat
Prato raso
Garfo de mesa | do lado esquerdo
Faca de mesa | do lado direito, com o lado do corte virado para dentro
Copo de água | do lado direito

Dica: 1. Ao terminar a refeição, o garfo e a faca devem ficar juntos dentro do prato.
        2. Você deve se sentar com a postura reta e os cotovelos perto do corpo para não atrapalhar quem está ao lado.

Mesa completa (banquete)


Algumas dicas: 1. Começar a utilizar os talheres sempre de fora para dentro.
2. O garfo deve ser usado sempre na mão esquerda e a faca na mão direita.
3. As bebidas são servidas pelo lado direito e de acordo com os pratos. Nunca encha até a boca os copos (somente 2/3 da taça).
4. Coloque o guardanapo de pano no colo antes de iniciar a refeição. Se for de papel, ele deve ficar do lado esquerdo do prato. Quando terminar, não coloque o guardanapo usado no prato.  
5. Se houver pãezinhos de entrada, parta com as mãos, em cima de um prato ou cesto.
6. Evite fazer pilhas ao retirar os pratos, primeiro são retirados os pratos e depois os copos.


Alguns "detalhes" de mesas postas:


OBS.: Olhem o detalhe da flor no guardanapo! Um charme!

Obs.: Mesa de café da manhã. Se você não tiver xícaras combinando, não tem problema. Dá para montar uma mesa charmosa como essa!

Bon appetit!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

um conjunto de IMAGENS = uma EXPERIÊNCIA

    A imagem que os clientes têm dos bares e restaurantes está ligada à atmosfera que os mesmos proporcionam, e isto fica evidenciado com análises da sua apresentação externa e interna. Sendo:

Apresentação externa = a visão que o cliente tem do bar/restaurante ao observá-lo de fora (fachada, entrada, placas de identificações, arquitetura).

Apresentação interna = a visão que o cliente tem do bar/restaurante ao observá-lo internamente (decoração, design, layout, iluminação, etc).

Veja esta imagem. Você diria que é um Café ou Fast food?


Para quem respondeu Café, parabéns! Para quem respondeu fast food, congratulations too! 

 

Este é o Costa Coffee (http://www.costa.co.uk/), em Londres. É um café direcionado tanto para clientes apressados, querendo um atendimento rápido, quanto para consumidores que desejam tomar um café para relaxar!


Atualmente, muitos restaurantes são premiados por sua imagem, design e arquitetura, como é  o exemplo do Costa Coffee. Para saber mais, vejam este site internacional http://www.restaurantandbardesignawards.com/


Muitos deles são modernos e inusitados. Como é o caso do restaurante Cave (na Austrália), o qual o próprio nome já diz, seu formato remete a uma caverna!



Entretanto, além dos prêmios de design ganhados por tais restaurantes, eles têm em comum uma grande demanda de clientes. Por quê?

Porque os consumidores querem viver uma experiência positiva em contato com o serviço, com o ambiente, e principalmente, com as pessoas.
O objetivo é fazer com que o cliente sinta algo diferente. Pode ser através de diversão ou da estética. 
Levando em consideração o setor "gourmet", poucas coisas na vida são tão fascinantes e prazerosas como o ritual gastronômico e a sociabilização que ele proporciona.
Esse ritual e essa sociabilização podem ser experienciados de várias  formas, a começar pelo local, design, imagens (do ambiente, da comida), atendimento, pessoas...


Portanto, use e abuse dessa experiência! 


Veja algumas mais ideias abaixo:


                  

Fotos do bar Tazmania Ballroom (Hong Kong)




Fotos do restaurante BLANC, que fica dentro do hotel 5 estrelas Mandarim Oriental Barcelona


::EXPERIÊNCIA  PRÓPRIA::
Icebar London




                                 

Uma soma de imagens é igual a uma experiência eterna!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Faz sentido!



Sabemos que é através da visão que absorvemos a maior parte das informações. Porém não são somente os olhos capazes de atrair clientes, mas sim todos os cinco sentidos.


Segundo Martin Lindstrom, em Brand Sense - A Marca Multisensorial,  “os consumidores reagem poderosamente às marcas que conseguem envolver todos os sentidos”.


Veja abaixo como o consumidor toma decisões de acordo com os 5 sentidos:



Como podemos ver, a visão é a mais relevante na tomada de decisões, entretanto a audição é uma grande influenciadora, sendo constatado através de pesquisas que o som usado de forma errada reduz em 28% a possibilidade de compras no varejo.


A música e o som podem estar integrados nas experiências de uma marca(1)Uma música adequada ao público-alvo, ao serviço proposto, e até mesmo ao horário do dia pode contribuir para que a sonorização faça sentido para o consumidor, mexendo na sua receptividade para consumir.


Portanto, as empresas precisam saber qual é a música que toca o coração do consumidor.

A nova tendência é o Sound Branding!

Mais do que uma identidade sonora, o sound branding propõe levar o som da maneira adequada para todos os pontos de contato da marca com o consumidor.


Como se a marca fosse uma pessoa, as empresas definem artistas, estilos musicais e sons compatíveis com cada perfil, e os utiliza desde os contatos com os clientes online, quanto em esperas telefônicas e no ambiente da empresa.


Ter um estilo bem definido e único de voz para a marca,faz com que ela se personifique. Ter a sua própria música e usá-la consistentemente cria uma relação emocional com o público.


Há hotéis e restaurantes fazendo da música algo tão importante quanto o seu próprio negócio. Um exemplo a se dar é o do Buddha Bar.





Um mix de lounge, bar e restaurante, com arquitetura temática, e com mais de 15 endereços em lugares como Paris, Londres, Dubai, Las Vegas e São Paulo



A trilha sonora do Buddha Bar fica por conta dos melhores DJ’s do mundo, que montam playlists especiais e exclusivas para o mesmo, combinando música internacional e lounge music. Tal bar já se tornou um estilo de vida para seus habitués.



Para quem acessar seu site (http://www.buddhabarsp.com.br/), também poderá usufruir de tal experiência. O mesmo conta com uma programação de músicas exclusivas, as quais são vendidas online (http://georgeveatertainment.com/new/en/index1.php). É, pode acreditar!

Mas, cuidado! Não adianta olhar para o mercado e querer fazer igual.
Cada marca é uma marca e precisa ser estudada. 

Segundo Zanna, diretora criativa e sócia da Zanna Sound(2), as pesquisas são primordiais para saber como o público percebe determinado som e se a empresa está no caminho certo!

Siga essa "trilha"! 
........................................................................................................

(1) O que é o Branding? - Matthew Healey
(2) Primeira agência de sound branding do Brasil (http://www.zanna.net/)