sexta-feira, 1 de julho de 2011

Faz sentido!



Sabemos que é através da visão que absorvemos a maior parte das informações. Porém não são somente os olhos capazes de atrair clientes, mas sim todos os cinco sentidos.


Segundo Martin Lindstrom, em Brand Sense - A Marca Multisensorial,  “os consumidores reagem poderosamente às marcas que conseguem envolver todos os sentidos”.


Veja abaixo como o consumidor toma decisões de acordo com os 5 sentidos:



Como podemos ver, a visão é a mais relevante na tomada de decisões, entretanto a audição é uma grande influenciadora, sendo constatado através de pesquisas que o som usado de forma errada reduz em 28% a possibilidade de compras no varejo.


A música e o som podem estar integrados nas experiências de uma marca(1)Uma música adequada ao público-alvo, ao serviço proposto, e até mesmo ao horário do dia pode contribuir para que a sonorização faça sentido para o consumidor, mexendo na sua receptividade para consumir.


Portanto, as empresas precisam saber qual é a música que toca o coração do consumidor.

A nova tendência é o Sound Branding!

Mais do que uma identidade sonora, o sound branding propõe levar o som da maneira adequada para todos os pontos de contato da marca com o consumidor.


Como se a marca fosse uma pessoa, as empresas definem artistas, estilos musicais e sons compatíveis com cada perfil, e os utiliza desde os contatos com os clientes online, quanto em esperas telefônicas e no ambiente da empresa.


Ter um estilo bem definido e único de voz para a marca,faz com que ela se personifique. Ter a sua própria música e usá-la consistentemente cria uma relação emocional com o público.


Há hotéis e restaurantes fazendo da música algo tão importante quanto o seu próprio negócio. Um exemplo a se dar é o do Buddha Bar.





Um mix de lounge, bar e restaurante, com arquitetura temática, e com mais de 15 endereços em lugares como Paris, Londres, Dubai, Las Vegas e São Paulo



A trilha sonora do Buddha Bar fica por conta dos melhores DJ’s do mundo, que montam playlists especiais e exclusivas para o mesmo, combinando música internacional e lounge music. Tal bar já se tornou um estilo de vida para seus habitués.



Para quem acessar seu site (http://www.buddhabarsp.com.br/), também poderá usufruir de tal experiência. O mesmo conta com uma programação de músicas exclusivas, as quais são vendidas online (http://georgeveatertainment.com/new/en/index1.php). É, pode acreditar!

Mas, cuidado! Não adianta olhar para o mercado e querer fazer igual.
Cada marca é uma marca e precisa ser estudada. 

Segundo Zanna, diretora criativa e sócia da Zanna Sound(2), as pesquisas são primordiais para saber como o público percebe determinado som e se a empresa está no caminho certo!

Siga essa "trilha"! 
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(1) O que é o Branding? - Matthew Healey
(2) Primeira agência de sound branding do Brasil (http://www.zanna.net/)


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