quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Indicação do Dia: A Lógica do Consumo - Martin Lindstrom

Pessoal, tenho uma ótima indicação de livro para vocês! 






Li este livro por indicação do José Mauro Nunes, que foi meu professor de Comportamento do Consumidor no MBA em Marketing.


A princípio, achei que A Lógica do Consumo fosse um livro direcionado a empresas e profissionais de marketing. Mas, achei surpreendente a forma como ele aborda as verdades e mentiras sobre por que nós, consumidores, compramos. Sendo assim, este livro é PARA TODOS!


 Para matar a curiosidade, vejam algumas considerações do livro, através de alguns questionamentos... 






Você se lembra de uma vez que tenha chegado à praça de alimentação de algum shopping, ou a uma padaria, e sentiu um aroma delicioso de pão, sanduíche, ou comida?
Pois é, esse aroma sedutor não veio de nenhuma sanduicheria, padaria, restaurante ou lanchonete. Saiu do ar condicionado. Ou se foi borrifado, de uma lata de aerosol.


Você já se deparou com uma situação em que um amigo, ou amiga, estava comendo algo e te deu vontade de comer ou comprar?
Não é só com você que isto acontece. É tudo culpa dos neurônios-espelho!
Quando assistimos alguém fazendo algo, ou comendo algo, nosso cérebro reage como se nós mesmos estivéssemos realizando aquelas atividades. Ou seja, é como se ver e fazer fossem a mesma coisa.  


Pense em um restaurante. Uma vez lá dentro, dentre 3 funcionários, com qual você escolheria interagir: uma garçonete sorridente, uma que parecia desanimada ou outra que parecia totalmente aborrecida?
Você interagiria com a garçonete sorridente, estou certa?
"Um estudo com 55 voluntários revelou que um rosto sorridente evoca mais alegria no sujeito-alvo do que em um rosto não sorridente. E que também gera uma atitude muito mais positiva em relação à empresa em questão."


Rituais x Por que Compramos
Nas franquias do Subway, os sanduiches são montados na mesma ordem todas as vezes para que os clientes saibam exatamente como instruir a pessoa atrás do balcão sobre como fazer seu sanduíche.


Bem, é isso o que posso adiantar sobre BUYOLOGIC, ou melhor, A Lógica do Consumo de Martin Lindstrom. Espero que vocês gostem!!!!


Bjo Bjo  

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Erva Mate x Mate Combinado Gelado

Gente, o Rei do Mate lançou o Mate Combinado Gelado. Eu que não sou muito fã de mate, gostei!!! Vejam minha escolha:




Escolhi a opção Suiço, sendo Mate, Leite Condensado e uma Fruta (Morango). No copo de 300mL, o preço é de R$4,50.


Mesmo com o leite condensado, acho bem mais interessante a escolha de uma bebida como esta a consumir refrigerantes.


Também gosto das variações feitas com produtos já tradicionais. E esta aposta do Rei do Mate acho que vai "pegar" neste verão.

Saibam mais sobre a erva mate:



  • A erva-mate é o produto constituído exclusivamente pelas folhas e ramos das variedades de Ilex paraguariensis, na forma inteira ou moída, obtida através de tecnologia apropriada.
  • Contém cafeína, ácidos fenólicos e flavonóides. Segundo evidências atuais, os compostos fenólicos contribuem para os benefícios de saúde quando associados com consumo de dietas rica em frutas e verduras ou bebidas derivadas e plantas, como o chá e vinho.

  • Entre as vitaminas presentes na erva mate temos a vitamina C (ácido ascórbico), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B2 (riboflavina), o ácido nicotínico, a vitamina A, o ácido fólico e também derivados do ácido pantotênico. Porém, os teores vitamínicos dosados na infusão ficam reduzidos.
  • O consumo da erva mate pode agregar importantes substâncias antioxidantes à alimentação humana, as quais podem representar uma nova abordagem na inibição dos danos provocados pelo excesso de radicais livres.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pão nosso de cada dia

Estava procurando novidades pela internet, quando vi as novas embalagens dos mini sanduiches do restaurante FOCACCIA no RJ. Vejam só:


Não é de hoje que sou fã deste restaurante. Não só pela sua proposta de ter seu cardápio focado nessa massa de origem italiana (a focaccia), como também em suas novidades. Sempre pensando nas necessidades e desejos de seus clientes.

Esta caixinha exclusiva contendo 3 mini focaccias, por exemplo, além de ser encantadora, foi desenvolvida para o cliente poder degustar mais de um sabor dos famosos sanduíches da casa, sem exagero (ou consciência pesada!). E ainda pode ser levada para casa ou para o trabalho, caso o cliente tenha pressa! Genial ou não?




Enquanto isso, nas padarias de Ribeirão Preto, vemos sanduiches naturais pouco atrativos e além de tudo, enormes.


Pena que a foto não tenha dado para mostrar direito, mas creio que você já tenha visto um “sanduba” desses em algum lugar. Cheguei a assinalar em vermelho, para ficar nítido o tamanho de um deles.

Fico boba como padarias, supermercados, conveniências, e afins, ainda não se atentaram às nossas necessidades e desejos, de seus clientes.

Esta foto, por exemplo, foi tirada em uma bagueteria famosa em Ribeirão Preto. Além da apresentação pouca atrativa e o tamanho destes sanduiches naturais, o sabor deles já virou commodities e o preço ‘não convence’.

Por isto, seguem algumas dicas BEM BÁSICAS para se pensar e obter maior satisfação dos clientes.



Como ilustração do que estou dizendo, seguem outros exemplos de embalagens de alimentos de consumo diário, elaboradas para suprir as necessidades dos clientes. Vejam só que bacanas. P.S. clique nas fotos para ampliar.


Ficam as dicas!

bjo bjo