Independente do tamanho, as vitrines são a cara das lojas. São o primeiro lugar para onde o consumidor olha, quando se sente disposto (ou não) a comprar o produto.
Sabemos que o fundamento básico do marketing é criar necessidades e satisfazer o consumidor, portanto, as vitrines são ferramentas indispensáveis neste propósito.
A especialista em marketing Gal Kury reforça: “Cada vez mais o consumidor, no processo de compra, toma a decisão no ponto-de-venda. A vitrine é uma grande ferramenta para gerar o desejo de compra”.
Mas não só as lojas de roupas ou perfumes têm cuidados especiais. A vitrine se torna importante em qualquer ambiente. Os espaços gastronômicos também disponibilizam as preciosidades das lojas no destaque.
Segundo Vera Barretto, 91% das pessoas ainda mantêm o hábito de sair para olhar vitrines e o varejo deve se aproveitar disso. Destas, 70% escolhem o que comprarão durante os cinco segundos, em média, que levam apreciando as lojas e decidindo se entram ou não.
Um exemplo interessante são essas vitrines de restaurantes no Japão, que trazem a montagem dos pratos oferecidos pelos mesmos. É claro que as comidas não são reais. São de plástico ou biscuit, mas mesmo sendo artificiais, parecem muito reais.
Bem pessoal, seguem algumas dicas para o sucesso no planejamento de vitrines:
- É essencial que as lojas mudem constantemente suas vitrines, mudando, em média, a cada 15 dias. Se não há transformações na vitrine, os consumidores tendem a achar que também não existem novidades na loja.
- Não adianta expor muitos produtos em um mesmo espaço. É necessário criar uma harmonia entre os elementos e conduzir o olhar de quem observa, dando foco a um produto e deixando os outros como secundários.
- A criatividade é fundamental, porém é necessário direcioná-la da maneira certa. Deve-se saber integrar o tema da coleção, os produtos que devem ser destacados, os complementos e a decoração.
- Oferecer experiências sensoriais ao cliente também é papel das vitrines.As cores influenciam o comportamento do consumidor. Vejam seus efeitos:
Já a iluminação é responsável por reforçar as cores e destacar o produto. Ela gera reconhecimento, dirige o olhar do consumidor, define as formas e provoca as sensações, como se fosse a alma da vitrine.
O olfato é um sentido que estimula as sensações sem que haja uma assimilação racional. Por isso, se bem utilizado, é capaz de incitar lembranças e experiências positivas dos consumidores, além de criar uma identidade que jamais será esquecida.
A forma como você aborda os sons do ambiente também influencia diretamente na decisão de compra. Tem um post exclusivo sobre “sound branding” aqui no blog (Faz sentido!).
Finalizando...
Uma boa vitrine cria uma atmosfera de compras e uma história esperada pelo consumidor. O espaço apresenta a marca, a loja, o produto e ainda é capaz de superar as expectativas dos clientes.
Espero que tenham gostado das dicas!
Bjo Bjo
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