quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Indicação do Dia: A Lógica do Consumo - Martin Lindstrom

Pessoal, tenho uma ótima indicação de livro para vocês! 






Li este livro por indicação do José Mauro Nunes, que foi meu professor de Comportamento do Consumidor no MBA em Marketing.


A princípio, achei que A Lógica do Consumo fosse um livro direcionado a empresas e profissionais de marketing. Mas, achei surpreendente a forma como ele aborda as verdades e mentiras sobre por que nós, consumidores, compramos. Sendo assim, este livro é PARA TODOS!


 Para matar a curiosidade, vejam algumas considerações do livro, através de alguns questionamentos... 






Você se lembra de uma vez que tenha chegado à praça de alimentação de algum shopping, ou a uma padaria, e sentiu um aroma delicioso de pão, sanduíche, ou comida?
Pois é, esse aroma sedutor não veio de nenhuma sanduicheria, padaria, restaurante ou lanchonete. Saiu do ar condicionado. Ou se foi borrifado, de uma lata de aerosol.


Você já se deparou com uma situação em que um amigo, ou amiga, estava comendo algo e te deu vontade de comer ou comprar?
Não é só com você que isto acontece. É tudo culpa dos neurônios-espelho!
Quando assistimos alguém fazendo algo, ou comendo algo, nosso cérebro reage como se nós mesmos estivéssemos realizando aquelas atividades. Ou seja, é como se ver e fazer fossem a mesma coisa.  


Pense em um restaurante. Uma vez lá dentro, dentre 3 funcionários, com qual você escolheria interagir: uma garçonete sorridente, uma que parecia desanimada ou outra que parecia totalmente aborrecida?
Você interagiria com a garçonete sorridente, estou certa?
"Um estudo com 55 voluntários revelou que um rosto sorridente evoca mais alegria no sujeito-alvo do que em um rosto não sorridente. E que também gera uma atitude muito mais positiva em relação à empresa em questão."


Rituais x Por que Compramos
Nas franquias do Subway, os sanduiches são montados na mesma ordem todas as vezes para que os clientes saibam exatamente como instruir a pessoa atrás do balcão sobre como fazer seu sanduíche.


Bem, é isso o que posso adiantar sobre BUYOLOGIC, ou melhor, A Lógica do Consumo de Martin Lindstrom. Espero que vocês gostem!!!!


Bjo Bjo  

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Erva Mate x Mate Combinado Gelado

Gente, o Rei do Mate lançou o Mate Combinado Gelado. Eu que não sou muito fã de mate, gostei!!! Vejam minha escolha:




Escolhi a opção Suiço, sendo Mate, Leite Condensado e uma Fruta (Morango). No copo de 300mL, o preço é de R$4,50.


Mesmo com o leite condensado, acho bem mais interessante a escolha de uma bebida como esta a consumir refrigerantes.


Também gosto das variações feitas com produtos já tradicionais. E esta aposta do Rei do Mate acho que vai "pegar" neste verão.

Saibam mais sobre a erva mate:



  • A erva-mate é o produto constituído exclusivamente pelas folhas e ramos das variedades de Ilex paraguariensis, na forma inteira ou moída, obtida através de tecnologia apropriada.
  • Contém cafeína, ácidos fenólicos e flavonóides. Segundo evidências atuais, os compostos fenólicos contribuem para os benefícios de saúde quando associados com consumo de dietas rica em frutas e verduras ou bebidas derivadas e plantas, como o chá e vinho.

  • Entre as vitaminas presentes na erva mate temos a vitamina C (ácido ascórbico), a vitamina B1 (tiamina), a vitamina B2 (riboflavina), o ácido nicotínico, a vitamina A, o ácido fólico e também derivados do ácido pantotênico. Porém, os teores vitamínicos dosados na infusão ficam reduzidos.
  • O consumo da erva mate pode agregar importantes substâncias antioxidantes à alimentação humana, as quais podem representar uma nova abordagem na inibição dos danos provocados pelo excesso de radicais livres.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Pão nosso de cada dia

Estava procurando novidades pela internet, quando vi as novas embalagens dos mini sanduiches do restaurante FOCACCIA no RJ. Vejam só:


Não é de hoje que sou fã deste restaurante. Não só pela sua proposta de ter seu cardápio focado nessa massa de origem italiana (a focaccia), como também em suas novidades. Sempre pensando nas necessidades e desejos de seus clientes.

Esta caixinha exclusiva contendo 3 mini focaccias, por exemplo, além de ser encantadora, foi desenvolvida para o cliente poder degustar mais de um sabor dos famosos sanduíches da casa, sem exagero (ou consciência pesada!). E ainda pode ser levada para casa ou para o trabalho, caso o cliente tenha pressa! Genial ou não?




Enquanto isso, nas padarias de Ribeirão Preto, vemos sanduiches naturais pouco atrativos e além de tudo, enormes.


Pena que a foto não tenha dado para mostrar direito, mas creio que você já tenha visto um “sanduba” desses em algum lugar. Cheguei a assinalar em vermelho, para ficar nítido o tamanho de um deles.

Fico boba como padarias, supermercados, conveniências, e afins, ainda não se atentaram às nossas necessidades e desejos, de seus clientes.

Esta foto, por exemplo, foi tirada em uma bagueteria famosa em Ribeirão Preto. Além da apresentação pouca atrativa e o tamanho destes sanduiches naturais, o sabor deles já virou commodities e o preço ‘não convence’.

Por isto, seguem algumas dicas BEM BÁSICAS para se pensar e obter maior satisfação dos clientes.



Como ilustração do que estou dizendo, seguem outros exemplos de embalagens de alimentos de consumo diário, elaboradas para suprir as necessidades dos clientes. Vejam só que bacanas. P.S. clique nas fotos para ampliar.


Ficam as dicas!

bjo bjo




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Indicação do Dia: FLORES PARA COMER by Adriana Carioba

Gente, recebi hoje aqui em casa uma encomenda especial...FLORES PARA COMER...da querida Adriana Carioba. São encantadoras...e DIVINAS!



As FLORES PARA COMER foram criadas inicialmente como petit fours, para brindar eventos e enfeitar mesas. Logo após surgiu a necessidade de colocá-las em embalagens para presente. 
Elas são feitas artesanalmente, uma a uma, e contém ingredientes orgânicos. Possuem até informação nutricional...achei bem bacana! (http://www.adrianacarioba.com.br/nutricional.html)

Vejam algumas formas de usá-las e degustá-las: 



Achei ótima a ideia de flores como bem-casados!


As FLORES PARA COMER possuem diversas cores, sabores e tamanhos. Na minha "CAIXA CANTEIRO" escolhi os sabores de canela, baunilha e cítrica. Cores, laranja, pink e bege. Tamanho, pequeno.

Olhem só essa "CAIXA MISTURINHA", que linda para dar de presente!


Agora, seguem algumas fotos que tirei das minhas lindas flores aqui em casa....usando uma louça linda que tem mais de 50 anos...


Para quem se interessou, a dona da marca, Adriana Carioba, possui um e-commerce (http://www.adrianacarioba.com.br/) o qual vocês podem registrar o pedido e ela entrará em contato. Tanto a Adriana quanto as outras funcionárias são super atenciosas!!! 

Espero que tenham gostado da minha indicação...na verdade..."inspiração" do dia!!!!

Bjo Bjo







segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Indicação do Dia: Restaurante ZUCCA

Pessoal, a Indicação do Dia hoje é o restaurante de cucina italiana ZUCCA.

Ontem, fui almoçar lá com minha família, meu amado e seu pai. Nada melhor do que uma massa para o almoço de domingo, não é?


Escolhi, pela segunda vez, uma pasta do cardápio do ZUCCA super leve e de sabor DIVINO! É a Pomo limone (spaghetti, frango desfiado, creme de leite e "suco" de limão).

As pastas no ZUCCA são servidas em pratos individuais. Este, por exemplo, custa em torno de R$30.

O ZUCCA também promove eventos. Neste mês em especial (31/08), terá um evento super inovador, o qual já fiz minha reserva. É o "Jantar às Cegas".  


Essa experiência já é conhecida no exterior, porém no Brasil não é muito difundida.

O que posso adiantar é que, ao chegar ao restaurante, os olhos dos clientes serão vendados até o último prato servido. Os garçons irão orientá-los durante o jantar. E só ao final, poderão saber/ver os pratos que foram consumidos.

Veja uma reportagem para ilustrar sobre assunto:


Para fazer sua reserva e saber mais informações sobre o "Jantar às Cegas" do ZUCCA, basta ligar para o número abaixo.


Fica a dica! Espero que gostem!

Bjo Bjo









quarta-feira, 17 de agosto de 2011

"Vitrines Gourmets"

Independente do tamanho, as vitrines são a cara das lojas. São o primeiro lugar para onde o consumidor olha, quando se sente disposto (ou não) a comprar o produto.


Sabemos que o fundamento básico do marketing é criar necessidades e satisfazer o consumidor, portanto, as vitrines são ferramentas indispensáveis neste propósito.

A especialista em marketing Gal Kury reforça: “Cada vez mais o consumidor, no processo de compra, toma a decisão no ponto-de-venda. A vitrine é uma grande ferramenta para gerar o desejo de compra”. 

Mas não só as lojas de roupas ou perfumes têm cuidados especiais. A vitrine se torna importante em qualquer ambiente. Os espaços gastronômicos também disponibilizam as preciosidades das lojas no destaque. 


Segundo Vera Barretto, 91% das pessoas ainda mantêm o hábito de sair para olhar vitrines e o varejo deve se aproveitar disso. Destas, 70% escolhem o que comprarão durante os cinco segundos, em média, que levam apreciando as lojas e decidindo se entram ou não.


Um exemplo interessante são essas vitrines de restaurantes no Japão, que trazem a montagem dos pratos oferecidos pelos mesmos. É claro que as comidas não são reais. São de plástico ou biscuit, mas mesmo sendo artificiais, parecem muito reais.


      Bem pessoal, seguem algumas dicas para o sucesso no planejamento de vitrines:


  • É essencial que as lojas mudem constantemente suas vitrines, mudando, em média, a cada 15 dias. Se não há transformações na vitrine, os consumidores tendem a achar que também não existem novidades na loja.
  • Não adianta expor muitos produtos em um mesmo espaço. É necessário criar uma harmonia entre os elementos e conduzir o olhar de quem observa, dando foco a um produto e deixando os outros como secundários.

  • A criatividade é fundamental, porém é necessário direcioná-la da maneira certa. Deve-se saber integrar o tema da coleção, os produtos que devem ser destacados, os complementos e a decoração.



  • Oferecer experiências sensoriais ao cliente também é papel das vitrines. 
    As cores influenciam o comportamento do consumidor. Vejam seus efeitos:



    Já a iluminação é responsável por reforçar as cores e destacar o produto. Ela gera reconhecimento, dirige o olhar do consumidor, define as formas e provoca as sensações, como se fosse a alma da vitrine.

    Esta delicatessen considera como jóias os produtos que vende. Vejam a iluminação!



    O olfato é um sentido que estimula as sensações sem que haja uma assimilação racional. Por isso, se bem utilizado, é capaz de incitar lembranças e experiências positivas dos consumidores, além de criar uma identidade que jamais será esquecida.


    A forma como você aborda os sons do ambiente também influencia diretamente na decisão de compraTem um post exclusivo sobre “sound branding” aqui no blog (Faz sentido!).

Finalizando...

Uma boa vitrine cria uma atmosfera de compras e uma história esperada pelo consumidor. O espaço apresenta a marca, a loja, o produto e ainda é capaz de superar as expectativas dos clientes.



Espero que tenham gostado das dicas!
Bjo Bjo










segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Indicação do Dia: YOGOBERRY

Segunda-feira é dia de recomeçar, reanimar e renovar...Então é um ótimo dia para iniciar com novidades....

Hoje a "Indicação do Dia" é a YOGOBERRY. Sou suspeita a indicar, pois ADORO iogurte e frozen yogurt! 


Costumo escolher a Yogoberry em dias que prefiro uma sobremesa leve para comer fora de casa. Afinal, como disse uma das donas da rede em uma entrevista à revista EXAME, "Foi o conceito saúde que pegou o gosto do pessoal. O sorvete foi substituído por um produto mais saudável e saboroso". Concordo!

Bem, então vamos à minha indicação. Escolhi o iogurte natural tamanho pequeno, com 3 acompanhamentos (kiwi, castanha de caju e cereja). Ficou especial o sabor azedinho do iogurte e do kiwi e a doçura da cereja. Vocês também podem reparar que ficou bem coloridinho (quanto mais colorido, mais nutrientes diferentes). 


Esta opção custa R$9,00. É carinho, mas tem que compensar o investimento do franqueado, afinal a franquia da Yogoberry custa R$500.000,00!!!!!!!!


Como esta é uma opção que eu já disse que adoro, tenho o hábito de fazer um similar em casa (no café da manhã ou no lanche da tarde). Vejam a minha “receita caseira”:


1 potinho de 170g de iogurte natural integral (R$1,19)
3 morangos picadinhos (1 cx = R$2)
2 colheres de sobremesa de granola (1 pct 500g = R$6,99)
Mel a gosto (bisnaga 340g = R$16,57)


P.S.: 1) Pode deixar uns minutinhos na geladeira antes de comer. 2) Escolhi o iogurte integral, devido à sua consistência mais firme. Caso prefira, pode optar pelo desnatado.


Gente, fica uma delícia!!!!!!! Além de...

  • O iogurte é um alimento com uma quantidade energética reduzida
  • É uma boa fonte de cálcio, necessário na manutenção de ossos , dentes e unhas
  • É rico em proteínas, que são nutrientes necessários para construção e reparação de tecidos
  • Contém vitamina A, que é importante para saúde da visão e pele, além de ser um antioxidante
  • Zinco, necessário para a ação de várias enzimas e retarda o envelhecimento
  • Vitaminas do complexo B que participam do metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos, e são importantes para produção de energia. Entre outros...


Saboreiem essa ideia!!!!! 



Bjo Bjo





sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Indicação do Dia: BUFFET BLACK TIE

Pessoal, para quem está à procura de um Buffet de qualidade em Ribeirão Preto-SP, a Indicação do Dia hoje é o Buffet Black Tie.



Black Tie tem como banqueteira e gerente, a Miriam Paterno, (também docente do curso de Gestão em Gastronomia do Centro Universitário Barão de Mauá). Tive a oportunidade de conhecê-la e conviver por um tempo, tendo grande admiração.


O Black Tie realiza desde casamentos, chás, bodas, aniversários, 15 anos, batizados, formaturas, a eventos corporativos.

Vejam alguns eventos:



Ao entrarem em contato, vocês poderão falar com o Antônio ou o Claiton. Eles são super atenciosos e o atendimento é personalizado!


Tenho certeza de que vão gostar!!!

Bjo Bjo


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Etiqueta ao comer SUSHI


Pessoal, pra quem gosta da culinária japonesa.... Aprenda a não fazer feio à mesa ao comer sushi e a respeitar a tradição japonesa. 

Vejam o que vocês PODEM fazer:





O que NÃO PODE fazer....



Agora é só colocar em prática!!! Espero que tenham gostado!

Bjo Bjo